ANDRAGOGIA?

COMPREENDER OS ALUNOS

Essa é uma questão bem pontual que Taciane Lemes E-learning cuida ao desenvolver um projeto de EAD.

Você já ouviu falar na educação de adultos - aprendizagem de adultos - andragogia? Não? Vou te explicar.

A ANDRAGOGIA, também conhecida como teoria da aprendizagem de adultos, foi proposta por Malcom Shepard Knowles, em 1968*. Anteriormente, muita pesquisa e atenção tinham sido dadas ao conceito de pedagogia - ensinar às crianças. Knowles reconheceu que existem muitas diferenças nas formas como os adultos aprendem em oposição as crianças. Seus pensamentos em torno da andragogia procuraram capitalizar os estilos únicos de aprendizagem e os pontos fortes dos alunos adultos.

A teoria da aprendizagem de adultos descreve as preferências de adultos para a aprendizagem, que podem se relacionar com métodos apropriados de instrução. Um experiente designer instrucional aplicará ideias relevantes da teoria de aprendizagem de adultos ao planejamento de programas para seus colaboradores ou participantes, qualquer que seja o seu público-alvo.

Uma das razões para a rápida adoção do eLearning entre os aprendizes adultos é que ele incorpora conceitos que estão na teoria da aprendizagem de adultos. Alguns desses conceitos fazem parte da própria natureza do e-learning: é de fácil acesso, sempre disponível e, muitas vezes, autodidata.

* Esthermsmth, "Andragogia - Adult Learning Theory (Knowles)". Learning Theories , 30 de set. de 2017. Disponível em:<https://www.learning-theories.com/andragogy-adult-learning-theory-knowles. Html>. Acesso em: 20 jun.2019.

© Taciane Lemes 2019. Todos os direitos reservados. Design por Monica Borio Design

Siga-nos

  • LinkedIn - Black Circle
  • Preto Ícone Instagram